A   pílula anticoncepcional é um dos métodos mais usados pelas mulheres  para prevenir a gravidez. São constituídas por estrogênio e  progesterona, apesar de já existirem no mercado versões com novos  hormônios e doses  reduzidas, causando um mínimo de efeitos colaterais e  riscos para a  saúde, mas mantendo o máximo de proteção contra a  gravidez.
Como tomar a pílula:
A primeira cartela deve ser iniciada no  primeiro dia  do ciclo menstrual (no primeiro dia da menstruação) e no  horário mais  conveniente para mulher. A forma de usar é simples: tomar  uma pílula por  dia, sempre no mesmo horário. Quando terminar a cartela,  deve fazer um pausa de 7 dias, durante este tempo a menstruação irá  aparecer. No final dos 7 dias deve iniciar uma nova cartela. É  importante ler sempre as instruções.
O que fazer se se esquecer de tomar a pílula:
A solução varia de pílula para pílula, mas ficam aqui as principais medidas de precaução.
- Tome a pílula esquecida assim que lembrar e a seguir continue a tomar a cartela normalmente. Se só lembrar da pílula esquecida quando for tomar próxima , pode tomar as duas pílulas ao mesmo tempo. _( Não se esqueça de ler as instruções, este procedimento não é igual para todas as marcas)
 
- Se esqueceu-se de tomar nos últimos sete comprimidos, as pílulas restantes deverão ser tomadas até o final, descartando-se os esquecidos. Uma nova cartela deve ser iniciada logo em seguida, sem intervalos.
 
- Se a mulher se esqueceu de tomar duas ou mais pílulas da cartela é muito importante utilizar uma protecção extra (preservativo) ou não ter relações sexuais até ter tomado a pílula durante 7 dias seguidos.
 
A protecção da pílula diminui se não for  usada correctamente. E lembre-se que a pílula não a protege de  doenças  sexualmente transmissíveis!
0 comentários:
Postar um comentário